SUPER ARTIGO: OS LIKES E A SAÚDE MENTAL

 

O Mundo atualmente vive o ápice da era digital e com isso as redes sociais vem cada vez mais crescendo em números de contas e principalmente de acessos. em todos os países são populares e no Brasil não é diferente, muito pelo contrário estamos entre os países que mais usam as redes sociais no mundo e o Facebook lidera como a rede social com mais usuários no mundo e ao todo são 3 Bilhões de usuários no ano atual desse artigo (2020). 

  Porém não é apenas as redes sociais que crescem no mundo moderno, atualmente problemas como autoestima baixa e depressão vem se tornando cada vez maiores na nossa sociedade e em parte as redes sociais podem piorar isso. "mais como o Facebook ou qualquer outra rede social poderia causar esses problemas em alguém?" a resposta mais clara e direta que se pode dar a essa pergunta é "pressão social por aceitação" vem muito mais da nossa sociedade na verdade do que das redes sociais mais  esse problema se manifesta principalmente no mundo atual e no digital por que todos queremos ser aceitos e a forma de alguém "aceitar/gostar" de você no mundo virtual seria reagindo dando o famoso "like" o joinha nas suas fotos. 

  Pode parecer loucura demonizar isso, mais o tanto de problema que a ausência  dessa aceitação misturado com a pressão social que parece ser exercida a principalmente adolescentes é enorme. não para só nisso hoje em dia pra vocês terem uma ideia existe uma doença chamada "Selfite" é reconhecida pela OMS (organização mundial da saúde) como vicio em selfies.. existe pessoas que fazem de tudo que você pode imaginar atrás dessa aceitação. gastar dinheiro e revoga sua privacidade seria o de menos. existe até uma serie chamada Black Mirror que tem na Netflix e mostra como o mundo pode se torna rum caos por causa da tecnologia e tem um episódio em específico acredito que seja o 1 episodio da 3 temporada (o Episódio NOSEDIVE). que mostra de uma forma bem insana porém real em como a busca intensa pelos likes e por aceitação na sociedade moderna pode se tornar um problema infernal na vida das pessoas futuramente. há pessoas que caem na doença "Dismorfia Snapchat" (PESSOAS QUE FAZEM CIRURGIAS PLÁSTICAS FACIAIS PARA PARECEREM MAIS COM OS FILTROS DO SNAPCHAT). SIM!!!! VOCÊ NÃO LEU ERRADO.  pintar o cabelo de varias cores sempre e por em risco a sua saúde, subir em lugar bonitos e perigosos e por risco a sua vida. vicio em Selfies  e muitas outras mudanças radicais e frequentes podem causar muitos problemas pra você. outros problemas que essa "falta de aceitação virtual" pode causar seria também a depressão e ansiedade, (problemas esses que não são nada tranquilos de lidar e matam e muito. e no final é uma geração inteira de pessoas principalmente crianças e adolescentes  que são o (grupo mais suscetível ao problema).  serem afetados com esse problema de aceitação. 

  Existem também os sites que vendem os serviços prestados de "pacotes de likes" e são muitas as pessoas que o usam. nesse caso o problema não está somente em comprar os likes pra se sentir mais bonito e bem com sigo mesmo. e sim também que a pessoa que compra os likes literalmente revorga sua privacidade dando seu Login inteiro pra alguém e dando liberdade pra os donos desse tipo de serviço fazer oque quiserem com suas contas. so pra consta comprar ou usar qualquer tipo de serviço de like sejam eles boots ou pessoas físicas é contra as políticas do facebook e do instagram podendo o usuário a ser bloqueado ou até mesmo suspenso indefinidamente da rede social. para saber mais sobre a compra de likes e como funciona isso clique aqui. 

  Em 2020 Netflix exíbiu um documentário de sucesso e polémico chamado "O Dilema das redes sociais" colocando o facebook como protagonista de uma série de problemas (problemas esses que são descritos por especialistas e programadores da própria rede social). relacionadas a aceitação pessoal e fake news e em como as redes sociais e principalmente o facebook tem se tornado um problema na nossa Sociedade levando muitas pessoas de todo o mundo de todas as idades e culturas a loucura. eu vi e gostei muito e recomendo a todos os usuários não apenas aos que são usuários do facebook mais para todos os internautas que usam qualquer rede social pois todos estamos suscetivies a esses problemas.

  Em 2019 o Instagram tentou amenizar a situação. decidiram ocultar o número de likes que antes era exibido na rede social logo de cara. e agora fica meio que ocultado. oque ainda é muito pouco para resolver o problema em questão que estamos vivendo. mais ja é alguma coisa certo? nas palavras deles.. "Queremos que seus seguidores se concentrem muito mais no que você compartilha no conteúdo em si, e não em quantas curtidas suas publicações recebem",  tudo indica que o Facebook pode tomar a mesma direção em breve mais até agora só o Instagram fez isso. 

   Quando criaram os likes no Facebook a intenção foi que se espalhassem positividade no mundo mais agora mais do que nunca tem se tornado um problema por que se mistura muito com a pressão exercida pela nossa sociedade que busca incansavelmente por um padrão de beleza impossível que simplesmente exclui todos que não estão nele os fazendo se sentir feios e deprimidos. se você tem problemas com a sua aparência aceitação própria ou tem baixa autoestima por algum motivo. por favor use seu dinheiro pra algo mais útil e  PROCURE UM BOM PSICÓLOGO um médico da saúde mental te fará mais bem do que todos os likes do mundo.

O artigo ficou longo kkkk foi mal gente. mais eu achei muito importante que alguém o fizesse então por que não eu? não é mesmo kk. se você passa por isso por favor entenda. a sua pele não tem que se branca. seus olhos não devem ser claros, você não precisa estar magro, seu cabelo não precisa ser liso e seu corpo não precisa ser perfeito ou marcado por academia e suplementos você até pode ser assim não tem problema ser. mais se não for saiba que "VOCÊ É LINDO(A) DO MESMO JEITO"  independente da opinião de terceiros, independente se está ou não no padrão no final todos temos que ter altoestima e nos aceitarmos e amarmos a nós mesmos como somos e entendermos principalmente  que likes não são e jamais deverão ser uma fita métrica para medir a  aparência de alguém. 

   Espero que esse artigo tenha ajudado vocês! gostou? Compartilhe e ajude o nosso blog a crescer cada vez mais. 


Postar um comentário

0 Comentários