Por isso, nós do tec021 preparou dez dicas para ajudar a recuperar o pleno funcionamento do iPhone para voltar a vê-lo funcionar com mais fluidez, sem tropeços.
1 - atualize seu sistema operacional
Os updates do iOS são bastante importantes para reforçar a segurança do aparelho, inserir novos recursos e melhorar a estabilidade. Por isso, é bastante recomendável deixar sempre seu iPhone atualizado para a última versão compatível do sistema operacional. Se, por acaso, você não lembrar de procurar por atualizações, deixe ativado o recurso de "Atualização automática".
2 - Feche aplicativos em multitarefa
Em declarações, A Apple esclareceu aos seus usuários de que não é necessário fechar aplicativos que estão na janela de multitarefa. Porém, nos testes que fizemos, verificamos que algumas funcionalidades de apps como a localização por GPS continuam funcionando por um tempo até que sejam totalmente "congelados" em segundo plano, ocasionando possíveis lentidões e influenciando diretamente no consumo da bateria do iPhone. Além disso, apps que apresentam mau funcionamento também prejudicam a performance do aparelho.3 - Apague o cache do Safari
4 - desinstale apps
Se você é uma pessoa com costume de baixar vários aplicativos e, depois de um tempo, esquecer que eles existem, o acumulo pode consumir bastante espaço de armazenamento e memória RAM do iPhone. Uma das soluções mais práticas é passar o pente fino na tela inicial do aparelho e começar a apagar todos os apps que você não usa. Faça isso tocando em cima do aplicativo e tocando no sinal de "-" (menos). Em seguida, selecione "Apagar App".Porém, muitas vezes não temos tempo ou sequer lembramos de fazer essa ação. Pode ser também que o trabalho de ter que ir à App Store para baixar de novo quando precisar desestimule você a apagar qualquer aplicativo do smartphone. Para resolver esse caso, a Apple implementou uma ferramente no iOS chamada "Desinstalar Apps".
Para cada app que você instalou e está há muito tempo sem utilizá-lo, a ferramenta vai desinstalar o aplicativo do iPhone, mas sem deletá-lo. Ou seja, ele estará disponível para ser baixado a qualquer momento na tela inicial e todos os dados estarão salvos e poderão ser reutilizados. Muito útil, não é mesmo?
5 - Libere mais espaço de armazenamento interno
Lentidões em aparelhos eletrônicos podem estar relacionados com a falta de espaço de armazenamento interno. Para o iPhone, é recomendável que tenha 10 GB de espaço livre para que o sistema garanta o desempenho máximo.Para saber como anda o armazenamento do smartphone, abra o app Ajustes > "Geral" > "Armazenamento do iPhone". Espere alguns minutos para terminar a leitura completa e verifique quais apps consomem mais espaço.
Exclua fotos e vídeos
Um dos grandes vilões de espaço interno são as fotos, imagens e vídeos que ficam guardadas no app Fotos. Uma das maneiras mais simples de liberar espaço no aplicativo é optar por um plano de armazenamento em nuvem do iCloud. Planos de assinatura mensal do serviço de nuvem da maçã entre R$ 3,50 (para 50 GB), até R$ 34,90 (para 2 TB). Para escolher um plano, entre nos Ajustes > "(seu nome)" > "iCloud" > "Gerenciar Armazenamento" > "Mudar de Plano".
Porém, se você não quer optar por assinar o iCloud e armazenar as fotos na nuvem, pode fazer o backup em um serviço de nuvem, como o Google Drive, ou no seu PC (pelo iTunes)/Mac. Após importar as fotos, basta excluir todas as que estão no iPhone e você terá de volta mais espaço interno de armazenamento.
Apague as mídias do WhatsApp
Todas as imagens, vídeos, áudios e documentos baixados no Whatszapp ficam armazenadas no dispositivo e só podem ser apagadas se você excluir manualmente. É bastante recomendável criar uma rotina de exclusão de dados, visto que, a medida que você baixar todos esses dados, eles podem ocupar espaço silenciosamente no seu aparelho.
Verifique o espaço interno armazenado, salve e/ou exclua o que você não tem mais interesse. Para isso, abra o WhatsApp, selecione a aba "Configurações" > "Armazenamento e dados" > "Gerenciar Armazenamento". Essa seção mostra o espaço que o aplicativo está consumindo no iPhone e os itens acumulados. Para apagar, basta tocar em cada item individualmente ou, abaixo, ir em conversas e selecionar os arquivos para apagá-los.
Remova músicas baixadas na biblioteca
Em um mundo com a internet cada vez mais acessível, assim como os serviços de streaming, se tornou raro precisarmos baixar músicas para escutar no iPhone. Se você costuma fazer o download de várias playlists e álbum para ouvir suas canções no modo offline, recomendamos apagá-las do seu aparelho como alternativa, caso o espaço de armazenamento do iPhone esteja no limite.
6 - Desative as atualizações em segundo plano
O recurso de "Atualizações em 2° Plano" mantém aplicativos rodando silenciosamente para manter o bom desempenho do recurso de multitarefa. Assim, quando você abre novamente um aplicativo em segundo plano, ele continuará rodando como se já estivesse aberto antes.
Não é preciso dizer que além de consumir memória RAM, as "Atualizações em 2° Plano" também consomem seu pacote de internet (para redes móveis, por padrão) e bateria do iPhone. Para gerenciá-lo, basta abrir o app de Ajustes > "Geral" > "Atualizações em 2° Plano".
7 - Reduza os movimentos de animação
Os gráficos de animação do iPhone são bastante sofisticadas e causam uma impressão de fluidez ao abrir pastas e aplicativos do iOS. Porém, esse tipo de funcionalidade força o processador e a GPU do aparelho, e você pode sentir uma melhora considerável de desempenho e consumo da bateria ao desativá-lo do sistema.
Para isso, basta ir no app Ajustes > "Acessibilidade" > "Movimento" e tocar no seletor para "Reduzir Movimento". Abaixo, poderá aparecer a opção "Preferir Cross-Fade" para reduzir os movimentos nos controles da interface. Confirme também essa opção no seletor ao lado.
8 - Confira a saúde da bateria
Para prolongar a vida útil de iPhones mais antigos, a Apple decidiu reduzir a performance do aparelho conforme a bateria estivesse mostrando sinais avançados de degradação. Porém, tomar essa atitude sem aviso prévio pegou muitos usuários de surpresa, forçando a empresa da maçã a ser mais transparante criando uma seção dedicada a medir a saúde da bateria do smartphone.9 - Retorne o iPhone aos ajustes de fábrica
Deixamos essa dica para o final para ser usada apenas em último caso. Apagar todo o conteúdo e restaurar o sistema do iPhone aos padrões de fábrica é uma medida extrema, porém necessária em situações que nenhum caminho conseguiu devolver o desempenho desejado ao aparelho.
Antes de mais nada, realize um backup no dispositivo para garantir que os dados serão salvos. Ele pode ser realizado pelo iTunes, no PC, em um Mac ou pelo serviço em nuvem do iCloud.
Para restaurar aos ajustes de fábrica, abra o app Ajustes > "Geral" > "Redefinir" > "Apagar Conteúdo e Ajustes". Lembre-se de que o app Buscar deve estar desativado você deve saber o código de desbloqueio do iPhone e o código do Tempo de Uso.
GOSTOU DO ARTIGO? COMPARTILHE E AJUDE NOSSO BLOG A CRESCER CADA VEZ MAIS. 😊
0 Comentários