Para assinar um documento digitalmente, é necessário que a sua conta Gov.br possua o nível prata ou ouro de confiabilidade. Nesse caso, é necessário validar o seu acesso por biometria facial, Internet Banking ou certificado digital. O Portal de Assinatura Eletrônica aceita arquivos nos formatos DOC, DOCX, PDF ou ODT, com tamanho máximo de 100 MB.
Como fazer assinatura eletrônica
É comum que, com trabalhos remotos, muitas pessoas não consigam assinar o mesmo documento presencialmente. Dessa forma, a assinatura eletrônica e a assinatura digital surgem como alternativas.
No caso da assinatura eletrônica, é possível escanear o seu próprio manuscrito ou inserir outras formas de autenticação. Para isso, é possível utilizar aplicativos e ferramentas para coletar os seus dados e inseri-los nos documentos.
A assinatura digital tem uma pequena diferença, pois é autenticada por certificado digital. Nesse cenário, não é necessário escrever a sua assinatura, por exemplo. Esse método é mais utilizado para as situações em que é necessário autenticar e validar um arquivo entre diversas partes.
Como assinar documento digitalmente com sua conta Gov.br
1- Acesse http://assinador.iti.br/ em seu navegador e faça login com sua conta Gov.br. Em seguida, clique em “Autorizar” para prosseguir;
2 - Envie o arquivo que deseja assinar. A plataforma aceita os formados DOC, DOCX, PDF e ODT. Após o envio, visualize o documento e clique no botão “Avançar”;
3 - Na próxima etapa, escolha onde inserir o espaço da assinatura digital, representado pelo retângulo no documento. Clique em uma área da página ou selecione e arraste com o mouse para alterar a posição. Pressione “Avançar” para prosseguir;
2 - Envie o arquivo que deseja assinar. A plataforma aceita os formados DOC, DOCX, PDF e ODT. Após o envio, visualize o documento e clique no botão “Avançar”;
3 - Na próxima etapa, escolha onde inserir o espaço da assinatura digital, representado pelo retângulo no documento. Clique em uma área da página ou selecione e arraste com o mouse para alterar a posição. Pressione “Avançar” para prosseguir;
5 - Para avançar, é necessário inserir um código numérico recebido no app do Gov.br (Android | iOS). Caso não tenha recebido, clique em “Reenviar código” para obter o número por SMS;
Como verificar uma assinatura digital
Para consultar e verificar uma assinatura, é possível enviar o documento para o Verificador de Conformidade do ITI. Ao assinar digitalmente, é possível escolher em ocultar o registro no seu documento. Por isso, a verificação é importante.A ferramenta aceita apenas a versão digital dos documentos par a consulta. Saiba o passo a passo!
1 - Acesse https://verificador.iti.gov.br/ e aceite os termos para prosseguir;
2 - Em seguida, envie um arquivo com assinatura digital e clique em “Verificar conformidade”;
3 - Após a verificação, o site informa se a assinatura está aprovada.
2 - Em seguida, envie um arquivo com assinatura digital e clique em “Verificar conformidade”;
3 - Após a verificação, o site informa se a assinatura está aprovada.
Fonte: Gov.br
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