1 passo - acesse o Portal do Consumidor e, na barra de pesquisa centralizada na tela, busque pela empresa responsável pela sua compra.
3 passo - na próxima página, você verá um formulário a ser preenchido. Nesta etapa, será necessário informar se houve contato com a empresa, como a compra foi realizada, bem como a área de atuação da companhia, o assunto e o problema.
4 passo - role a tela para baixo e descreva a sua reclamação, além da solicitação à empresa (o que você efetivamente precisa). A depender da categoria do seu problema, é possível acessar modelos pré-prontos através do botão “Modelos de Reclamação” e “Modelos de Pedido”. Se você tiver imagens ou capturas de tela relacionados à denúncia, faça o upload clicando em “+ Adicionar arquivos”. Para finalizar, clique em “Avançar”.
Além das informações citadas acima, o site solicitará dados para identificar o produto ou serviço, como marca/modelo/fabricante, número da nota fiscal, data de compra ou contratação, etc.
E se a empresa não for cadastrada?
Caso você não encontre no Portal do Consumidor a empresa responsável pelo produto ou serviço que você adquiriu, será necessário recorrer aos canais de atendimento do Procon do seu estado, que ficam disponíveis nos sites oficiais de cada órgão.
Além disso, é possível sugerir o cadastramento da empresa no site. Para tanto, basta acessar a página de Empresas Participantes e, ao final, clicar em “Não encontrou a empresa? Clique aqui para sugerir o cadastramento de uma nova empresa”. Essa ação, contudo, pode não gerar resultados, já que a aderência é voluntária.
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