Como assinar um PDF com certificado digital

 

    Descobrir como assinar um PDF com certificado digital pode ser uma ótima solução para quem precisa autenticar um documento online. Caso você precise assinar um arquivo em formato PDF, existem várias plataformas gratuitas como a Smallpdf que permitem a edição e criação de assinaturas com facilidade.



    Sendo assim, você pode assinar um documento através do seu navegador gratuitamente, sem a necessidade de programas. Nesta matéria, aprenda como assinar um PDF com certificado digital online!



    1 - Acesse o site Smallpdf (Web);


    2 - Em "Assinar PDF", arraste seu documento em PDF ou clique em "Escolher arquivo";


    3 - Em seguida, clique em "Sua assinatura" para adicioná-la ao documento;


    4 -  Feito isso, você pode assinar digitalmente: desenhando, digitando ou fazendo o upload de uma assinatura digital já existente. Daí é só tocar em "Adicionar assinatura";


    5 - Com tudo certo, mova sua assinatura para o campo sinalizado no documento como desejar e depois é só clicar em "Salvar" e baixar seu arquivo PDF.


    6 - Além disso, também é possível convidar outros signatários para assinar o documento nessa mesma página.




    Caso você já tenha um certificado digital, através da plataforma Smallpdf é possível fazer upload da sua assinatura e adicioná-la ao documento PDF. Segundo o Serasa Experian, o certificado digital é a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório.





    Desse jeito, um certificado digital permite a assinatura de contratos e acesso a serviços públicos por portais como o da Receita Federal ou INSS. Com essas dicas fica mais fácil criar e gerenciar assinaturas em arquivos PDF, né? Gostou dessa matéria? Compartilhe com seus amigos que editam muitos documentos digitais.


    Fonte: Serasa Experian


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