MERCADO LIVRE: COMO DEVOLVER UM PRODUTO AO SITE OU NO APP

O Mercado Livre permite devolver compras que foram efetuadas dentro do prazo de 30 dias após sua realização, seja porque o comprador se arrependeu, porque recebeu o produto errado ou porque ele veio com algum defeito.

A devolução do produto deve ser solicitada no site do Mercado Livre e, depois disso, o comprador deve embalar novamente o pacote enviá-lo para o endereço de onde ele saiu. Uma vez que o vendedor tenha recebido o objeto, o site garante que o reembolso da quantia seja feito. Saiba mais a seguir.

Mercado Livre: como funciona a devolução no site

Conforme já foi dito anteriormente, o comprador tem até 30 dias para devolver um produto que não tenha lhe agradado por algum motivo. O código de devolução é gerado no próprio site e o processo pode ser realizado gratuitamente.

O código gerado no Mercado Livre tem validade de 7 dias, ou seja, depois que ele for gerado, você tem uma semana para entregar o produto nos Correios ou em oura transportadora. Já, caso o envio tenha sido enviado diretamente ao seu endereço pelo vendedor, você deve retorná-lo ao remetente ou enviar uma mensagem para ele pelo próprio site do Mercado Livre.

Mercado Livre: quais produtos podem ser devolvidos?


Assim como em qualquer loja, seja ela online ou não, existem produtos que não podem ser devolvidos. São eles:
Alimentos e Bebidas (o que inclui suplementos);
Animais;
Artigos adultos;
Brincos;
Produtos de higiene, beleza ou cuidado pessoal;
Imóveis;
Ingressos para eventos e shows;
Moda íntima, lingerie e moda praia;
Plantas;
Produtos de saúde;
Serviços;
Veículos.

Qualquer produto que não se encaixe nas categorias acima pode ser devolvido no Mercado Livre sem nenhuma cobrança.

Mercado Livre: reembolso


Existem regras para reembolso no caso de devoluções de produtos no Mercado Livre. Geralmente, o site reembolsa o comprador quando recebe o aviso de que o produto foi deixado nos Correios ou em uma transportadora. No entanto, pode acontecer que o site espere até que o produto chegue no vendedor para realizar o reembolso.


Os prazos de aprovação dependem do meio de pagamento realizado. No caso de pagamento à vista em dinheiro ou boleto (via Mercado Pago), o reembolso é imediato. O mesmo ocorre para cartão de crédito no Mercado Pago.

Já, caso você tenha efetuado o pagamento utilizando um cartão de crédito que não seja do Mercado Pago, o prazo é de 2 a 9 dias, dependendo de seu banco.

Mercado Livre: como solicitar a devolução


Para pedir a devolução de um produto, siga o breve tutorial abaixo:

No computador


1 passo - entre no Mercado livre e faça Login em sua conta. Depois, no menu, localizado no canto superior direito da tela, clique em “Compras”.



2 passo - acesse a compra que contém o produto a ser devolvido e clique em “Devolver grátis”.



3 passo -  depois de seguir as etapas mostradas no Mercado Livre, anote o código gerado pelo site. O Mercado Livre analisará seu caso e terá um prazo para entrar em contato.


4 passo - após o prazo, você receberá um código de devolução - ou a equipe do Mercado Livre procurará entender seu caso para saber se existe essa possibilidade. Feito isso, efetue a entrega do produto em uma agência dos Correios ou em outra transportadora.



Pelo aplicativo do Mercado Livre


1 passo -  abra o aplicativo (Android | iOS) em seu smartphone e, após o login, toque no ícone de menu, no canto superior esquerdo da tela. Depois, selecione “Minhas compras”.




2 passo -  toque em “Devolver grátis”.



3 passo - siga os passos para receber o seu código de reclamação.


GOSTOU DO ARTIGO? COMPARTILHE E AJUDE NOSSO BLOG A CRESCER CADA VEZ MAIS. 😊

Postar um comentário

0 Comentários