Por Tom Canabarro*
Você certamente conhece alguém que já teve o cartão de crédito clonado e utilizado para alguma compra indevida na internet, ou talvez até mesmo você já tenha passado por este problema. No entanto, muitas pessoas não sabem exatamente por que isso acontece e nem o que devem fazer quando são vítimas deste tipo de crime, cada vez mais comum em nosso dia a dia. Sempre há inúmeras dúvidas a respeito deste tema, e pior: por falta de informação, o consumidor acaba tomando algumas atitudes equivocadas para se proteger, mas acaba ficando ainda mais vulnerável a golpes.
O cartão de crédito é a forma de pagamento mais utilizada na internet - só no Brasil, 70% das transações são feitas assim, segundo levantamento feito pelo gateway de pagamentos Moip, em parceria com a Keyscores. No entanto, um estudo feito pela Oberthur Technologies mostra que 28% das pessoas que compram no e-commerce já foram vítimas de fraudes e 70% delas modificaram o comportamento de compra depois disso.
Mas será que mudar de comportamento e deixar de fazer compras pela internet é a atitude correta? Confira, abaixo, as principais dúvidas de quem é vítima da clonagem de cartão de crédito e as nossas dicas de o que fazer nessa situação.
Vou perder o dinheiro daquela compra indevida com o meu cartão?
Como clonaram meu cartão?
Foi a loja que clonou meu cartão?
Devo parar de fazer compras no cartão pela internet?
Pagar por boleto é mais seguro?
Como eu devo me proteger?
Há algumas atitudes básicas que o consumidor pode tomar, como tomar cuidado com e-mails falsos (phishing), manter um antivírus sempre atualizado no computador e no smartphone e nunca enviar dados sensíveis de cartão de crédito (número, código CVV e validade) por e-mail, chat ou mensagem de texto - e nem realizar recadastros destas informações.
É importante frisar que adotar estas medidas básicas, infelizmente, não garantirá que o seu cartão de crédito jamais será clonado, pois em muitos casos o crime acontece sem que o portador do cartão tenha “culpa”. Por isso, o mais importante é que o consumidor se conscientize dos seus direitos e SEMPRE verifique cuidadosamente a fatura mensal do cartão, para que nenhuma cobrança indevida passe despercebida.
* Tom Canabarro é co-fundador da Konduto, sistema antifraude inovador e inteligente para barrar fraudes no e-commerce sem prejudicar a performance das lojas virtuais.
0 Comentários